O que é lean?

Conheça mais sobre esse termo inspirado e desenvolvido pela Toyota.

O que é lean e pra que serve?

Inspirado e desenvolvido pelo método de manufatura desenvolvido pela Toyota, o sistema lean é uma série de aplicações e um conjunto de conhecimentos voltados especialmente para otimizar a produção e por fim no tão temido desperdício. Também chamado de manufatura enxuta, o lean pode ser considerado uma filosofia de gestão que tem como principal intuito, eliminar os sete tipos de desperdício em uma empresa. Os sete tipos de desperdício são os seguintes: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimentos e defeitos. Por em prática o lean significa otimizar produção e por fim no problemas evidentes (ou nem tanto) que são difíceis de ser combatidos sem um direcionamento correto. Em uma tradução literal do inglês, lean significa enxuto.

E essa é grande objetivo desse método de produção, criar um sistema fluído, para diminuir gastos com produção em níveis consideráveis. A aplicação do método lean não pode ficar apenas na teoria, já que é necessário engajar as pessoas que fazem parte do meio de produção, fazendo com que todo o corpo da empresa trabalhe para conseguir métodos eficiente para a geração de mais lucro. Umas das maiores vantagens do Lean é que este eficiente método pode ser aplicado em diferentes setores da indústria e segmentos de negócios diversificados.Mas é óbvio que toda a aplicação do lean também precisa passar uma personalização, ao identificar quais são os problemas em uma determinada instituição e assim resolver os impasses que atrapalham a produção. Uma vez utilizado, o método lean põe fim aos desperdícios e consequentemente consegue melhorar a qualidade e também diminuir os custo da produção da empresa.

As ferramentas do lean trabalham principalmente com recursos que se baseiam por análises constantes e periódicas da produção. Um desses métodos é o famoso “kanban”, um sistema de controle de produção, que controla o trabalho e visa equilibrar os processos de produção anterior e posterior. Um dos grandes mantras do lean é partir do princípio que todo a iniciativa deve ser baseada no consumidor final, criando valor para o público alvo de seus produtos. Por conta de ser uma questão bem complexa, o método lean precisa envolver todas as pessoas dentro da empresa, para criar um time unido e eficiente.

A utilização do lean requer estratégias muito bem fundadas, que pode partir de perguntas como “Qual o problema que precisa ser resolvido?”, “Como melhorar as aplicações do trabalho?” e uma das principais é “Como desenvolver pessoas?”. Como o lean é um método extremamente eficiente e vem sendo aprimorado constantemente, o mesmo tem estruturas bem montadas e apresenta um complexo sistema de funcionamento. Para instalar uma gestão dessa magnitude é necessário mensurar e seguir alguns princípios, como estes:

Valor: basicamente, a empresa precisa definir o valor do seu bem sob a perspectiva do cliente. Assim a instituição pode conhecer melhor o seu público e consegue satisfazê-lo constantemente.

Fluxo do valor: nessa etapa, é necessário saber quais são as parte que agregam o valor ao produto final, para identificar algum tipo de desperdício. 

Fluxo contínuo: ao identificar erros, a empresa já conseguirá eliminar interrupções em sua produção, podendo eliminar processos desnecessários e assim criar um produção contínua e que pode atender o cliente rapidamente.

Produção puxada: fazer somente o que o cliente espera que você faça. Esta etapa tem como objetivo eliminar processos desnecessário da produção, entregando resultados com muito mais rapidez. 

Perfeição: ao aplicar melhorias, é preciso buscar sistemas de produção, pessoas e produtos de valor puro, comfinalidades bem definidas e sem o famigerado desperdício, tanto de capital quanto de tempo. 

 

Ao aplicar o lean, a empresa alcança maior eficiência, resultando em produção completamente enxuta e que mesmo demandando menor capital e menos tempo de trabalho, consegue ser muito mais eficiente. As práticas do lean devem ser aplicadas continuamente e de forma rotineira, em que a perfeição é o objetivo final. 
 

Empresas que já confiaram nos serviços da Madre Consultoria

  • Tw Transportes
  • Stara
  • Finger
  • Comil
  • Sicredi
  • Nestlé
  • Coqueiros
  • Mekal

Trabalhe com a Madre Consultoria e alcance o maior potencial de sua empresa

Entre em contato para solicitar nossos serviços em sua empresa. Juntos, conquistaremos o o topo.